Na última aula, foi abordado como
aumentou-se a demanda de ferramentas e pessoas funcionais para lidarem com o
massivo fluxo de informação disponível, e saberem utilizá-las com o objetivo de
obter algum retorno sobre o mesmo. A tecnologia atual permite a análise
eficiente dos dados, e com isso, empresas podem montar suas estratégias
prevendo e/ou reduzindo possíveis riscos, por exemplo.
Neste contexto de excesso de
informação, surgem novos cargos profissionais responsáveis por administrar os
dados afim de selecionar aqueles úteis e capazes de trazer lucros para a
empresa, como gerentes de inteligência de mercado e Chief Data Officers. Entende-se por inteligência de mercado a capacidade de analisar os dados competitivos e relevantes, observar os concorrentes e consumidores; e criar um cenário para
definir novas formas de ação estratégica.
Além da criação de novos cargos como os
citados, alguns perfis de empregos existentes vêm se alterando como o caso do Chief Information Officer (CIO). Em vez de focarem mais no
setor de tecnologia da empresa, o CIO terá que se responsabilizar por
estratégias globais ligadas às informações dela.
A reportagem do Globonews abaixo, relata como as redes sociais, por exemplo, mudaram os comportamentos dos consumidores, onde eles têm a liberdade de se expressarem e, assim, a necessidade das empresas por um profissional de inteligência de mercado atento às tendências de mercado e ao comportamento dos concorrentes, clientes e da mídia, gerando receita ao mesmo tempo.
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