sábado, 30 de março de 2013

Na última aula, foi abordado como aumentou-se a demanda de ferramentas e pessoas funcionais para lidarem com o massivo fluxo de informação disponível, e saberem utilizá-las com o objetivo de obter algum retorno sobre o mesmo. A tecnologia atual permite a análise eficiente dos dados, e com isso, empresas podem montar suas estratégias prevendo e/ou reduzindo possíveis riscos, por exemplo.

Neste contexto de excesso de informação, surgem novos cargos profissionais responsáveis por administrar os dados afim de selecionar aqueles úteis e capazes de trazer lucros para a empresa, como gerentes de inteligência de mercado e Chief Data Officers. Entende-se por inteligência de mercado a capacidade de analisar os dados competitivos e relevantes, observar os concorrentes e consumidores; e criar um cenário para definir novas formas de ação estratégica.

Além da criação de novos cargos como os citados, alguns perfis de empregos existentes vêm se alterando como o caso do Chief Information Officer (CIO). Em vez de focarem mais no setor de tecnologia da empresa, o CIO terá que se responsabilizar por estratégias globais ligadas às informações dela.

A reportagem do Globonews abaixo, relata como as redes sociais, por exemplo, mudaram os comportamentos dos consumidores, onde eles têm a liberdade de se expressarem e, assim, a necessidade das empresas por um profissional de inteligência de mercado atento às tendências de mercado e ao comportamento dos concorrentes, clientes e da mídia, gerando receita ao mesmo tempo.


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