- DADOS MANCOS
- O mercado de moda faturou R$ 130 bilhões no ano passado (online e off line) (G1, em 21/06/2012. Link: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/06/mercado-de-moda-faturou-r-130-bilhoes-no-ano-passado.html
A notícia fala somente do número referente a 2011, não utilizando faturamentos de outros anos para que o leitor tenha noção se o número cresceu ou caiu, por exemplo.
- E-commerce encerrou 2012 com um faturamento na ordem de R$ 23,4 bilhões ( Marketing Shop em 20/09/2012. Link: http://www.marketingshop.com.br/conteudo/loja-virtual/por-que-apostar-no-e-commerce-de-moda/
No final do texto, quando menciona-se que varejistas que atuam offline podem ingressar no mercado de comércio eletrônico onde a expectativa era de um faturamento na ordem de R$ 23,4 bilhões em 2012, não explicita-se quanto da fatia eles podem faturar e nem números de outros anos para saber se o negócio teve crescimento relevante ao longo dos anos.
- Mercado de beleza é o que mais cresce no mundo: Brasil ocupa o 3º lugar no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, perdendo apenas para os EUA e o Japão. Hair Brasília and Beauty reforça o cenário e oferece espaço para atualização profissional (FIEC. 04.06.2012: http://www.fiec.org.br/portalv2/sites/fiec-onlinev2/home.php?st=exibeConteudo&conteudo_id=53843
O texto menciona que o mercado de beleza faturou 30 milhões em 2011, sem mencionar nenhuma informação sobre outros anos ou comparações com outros setores para o leitor compreender o tamanho do valor.
PIB cresce só 0,9% e Brasil perde posto de sexta economia do mundo (Sidney Rezende. 01.03.2013. Link: http://www.sidneyrezende.com/noticia/202172+pib+cresce+so+09+e+brasil+perde+posto+de+sexta+economia+do+mundo
Quando o texto menciona as porcentagens dos setores que apresentaram queda, o leitor não possui base no texto a dimensão da queda percentual em relação a outros anos e como isso a afetou o PIB ter crescido apenas 0,9%.
Uruguai supera Brasil e é país líder em criação de games na América do Sul (NotíciasBR. 12.03.2013. Link: http://www.noticiasbr.com.br/uruguai-supera-brasil-e-e-pais-lider-em-criacao-de-games-na-america-do-sul-99095.html
Apesar do texto ter muitas informações sobre o Uruguai e dizer que a indústria de videogames evoluiu ao valor de US$ 600 milhões, ele não possui dados do Brasil para entendermos o tamanho desse valor em relação ao Brasil e quão maior é a indústria do Uruguai em relação ao Brasil.A análise crítica da informação é um processo de aprendizado, investigação, criação, resolução de problemas e tomada de decisão. É a competência de utilizar a informação a fim de se progredir em discussões e aprofundamentos de certo tema. Para isso, é preciso que todos os esforços estejam mais voltados para a informação exclusiva, inédita, completa, exata, escrita de modo despojado e conciso, editada com inteligência, rapidez e audácia. Segue-se um curto vídeo que denota a importância da análise crítica da informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário