sábado, 16 de março de 2013

Dados mancos

A notícia fala somente do número referente a 2011, não utilizando faturamentos de outros anos para que o leitor tenha noção se o número cresceu ou caiu, por exemplo.

No final do texto, quando menciona-se que varejistas que atuam offline podem ingressar no mercado de comércio eletrônico onde a expectativa era de um faturamento na ordem de R$ 23,4 bilhões em 2012, não explicita-se quanto da fatia eles podem faturar e nem números de outros anos para saber se o negócio teve crescimento relevante ao longo dos anos.

O texto menciona que o mercado de beleza faturou 30 milhões em 2011, sem mencionar nenhuma informação sobre outros anos ou comparações com outros setores para o leitor compreender o tamanho do valor.
  • Uruguai supera Brasil e é país líder em criação de games na América do Sul (NotíciasBR. 12.03.2013. Link: http://www.noticiasbr.com.br/uruguai-supera-brasil-e-e-pais-lider-em-criacao-de-games-na-america-do-sul-99095.html


    Apesar do texto ter muitas informações sobre o Uruguai e dizer que a indústria de videogames evoluiu ao valor de US$ 600 milhões, ele não possui dados do Brasil para entendermos o tamanho desse valor em relação ao Brasil e quão maior é a indústria do Uruguai em relação ao Brasil.


    A análise crítica da informação é um processo de aprendizado, investigação, criação, resolução de problemas e tomada de decisão. É a competência de utilizar a informação a fim de se progredir em discussões e aprofundamentos de certo tema. Para isso, é preciso que todos os esforços estejam mais voltados para a informação exclusiva, inédita, completa, exata, escrita de modo despojado e conciso, editada com inteligência, rapidez e audácia. Segue-se um curto vídeo que denota a importância da análise crítica da informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário