sábado, 6 de abril de 2013

Retail Lab - Aula dia 02.04

Na aula do dia 02.04, fizemos uma visita ao Retail Lab da ESPM. Em um primeiro momento, aprendemos sobre o laboratório e suas atividades. O Retail Lab foi todo construído a fim de poder ser adaptado às necessidades do momento (prateleiras móveis, iluminação móvel, enfim, todo o layout é flexível), e entre suas atividades estão:

  • Aulas da própria ESPM, nas quais os alunos devem aplicar o que aprenderam em sala de aula e remontar uma categoria na prateleira;
  • Treinamentos externos, tais como o da SEBRAE sobre vitrinismo, por exemplo;
  • Pesquisa de Planograma: realizam pesquisas para determinar o posicionamento de cada produto na gôndola, ou o resultado do posicionamento atual deles (como por exemplo o teste com  o planograma da Unilever, no qual, era observado aonde as pessoas paravam na prateleira, o que foi comprar, o que acabou comprando e por quê);
Nisso, vimos alguns conceitos, importantes:

  • Em relação à iluminação, esta pode ser responsável por 50% das vendas;
  • Uma loja hoje em dia não é apenas um ponto de venda, mas sim um ponto de relacionamento, composto não só pelos produtos que vendem, mas também por cheiro, música e iluminação característicos, chamados de merchandising de varejo; 
  • Que o planograma é inicialmente determinado pela líder de mercado na categoria, mas pode variar em cada ponto de venda, dependendo de a) Negociação entre fornecedor e varejista; b) Giro do produto naquele lugar específico; c) Promoções pontuais; d) Rentabilidade;
Vimos também alguns tipos alternativos de materiais promocionais utilizados no ponto de venda (merchandising):
  • Stopper: Placas que se destacam da prateleira para os produtos ali expostos não passarem despercebidos, pois a placa está na sua visão frontal, enquanto os produtos estão em sua visão lateral;
  • Faixa de Gôndola: Faixa utilizada na gôndola e/ou prateleira para chamar atenção do produto ali exposto;
  • Cross-Merchandising: Colocar produtos relacionados próximos. Por exemplo, colocar queijo-ralado pendurado perto do setor de massas. É uma estratégia que costuma dar certo pois o produto passa a estar localizado em dois locais diferentes no mesmo ponto de venda, aumentando as chances de seu consumo. Existem agências especializadas que realizam este trabalho para as empresas;
  • Display carona: É como uma mini-cesta no início da gôndola, a fim de chamar a atenção para seu produto que está ali disponível antes de outros produtos similares, aumentando então as chances dele ser comprado antes do concorrente;
  • Mobile: Cartaz pendurado no teto, para chamar a atenção.
Por fim, vimos algumas novidades no campo da automação do ponto de venda: 

  • QRCode: Como um código de barras, mas ao fotografar o usuário é redirecionado para um link ou foto, por exemplo. O exemplo utilizado foi o da Tesco na Coréia do Sul, que utilizou-se do código para permitir que os consumidores fizessem suas compras a partir da estação do metrô;
  • Rfid: Radio Frequency Identification: A partir de uma espécie de adesivo identificável através de ondas de rádio, vários projetos com o uso da tecnologia estão surgindo, tais como: Fazer inventário de estoque através do uso do Rfid (Já existente); Ter o adesivo em todos os produtos de um supermercado, por exemplo, e, graças à leitura do aparelho de rádio-frequência, não ser necessário tirar as compras do carrinho para saber o que foi comprado;
  • Display digital: telas no ponto de venta;
  • Self-checkout: Já existente, máquinas nas quais o próprio consumidor faz seu check-out da loja, passando os produtos pelo leitor e pagando;
  • Pagamento móvel: Através de microchip no celular, ou apps em conjunto com pequenos aparelhos.Já existente;
  • Vitrine Interativa: Vitrine interativa através de displays digitais, por exemplo.
No vídeo The Future of Retail vemos alguns exemplos de automação e inovação no mundo do varejo, com as visões de empresas como Intel, Adidas e Google sobre o futuro das compras. 


O segundo vídeo, sobre o Supermercado do Futuro, demonstra o funcionamento de tecnologias como o Rfid e Digital Display dentro de um supermercado do futuro.


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