O certo nível de complexidade da relação entre estes conceitos e a nuance entre sua diferenciação fazem com que eles freqüentemente sejam confundidos como sinônimos ou similares pelo público ou pela mídia em geral. No entanto, eles representam uma escala gradativa de absorção e processamento de dados. A imagem abaixo exemplifica isso.
Dados são simplesmente todos fatos em sua forma crua e primária que chegam ao indivíduo, sem nenhum tipo de filtro, análise ou significado. Não possuem nenhum tipo de valor. Informação são os dados utilizados de maneira contextualizada, filtrada, analisada, de maneira que apresente algum significado para o indivíduo, e seu valor aumenta proporcionalmente à importância e utilidade que tem para o indivíduo. No entanto, é importante ressaltar que o que é dado para uma pessoa pode ser informação para outra, tudo depende do objetivo que uma ou a outra queira alcançar. O exemplo dado em aula foi que "Hoje vai chover" é um dado para alguém que independentemente disso ficará na faculdade até às 23h. Contudo, se alguém depende desse dado para tomar uma decisão, ele se torna uma informação. Pode-se dizer então que a diferença principal entre dado e informação é, simplificadamente, que informação é um dado que é útil para o indivíduo, e que o dado, em sua forma "crua", não é.
Conhecimento é a organização da informação a fim de cumprir seu objetivo, oferecer suporte para tomada de decisão. Por depender da experiência pessoal do indivíduo em combinação com a informação adquirida, logo é um processo de caráter exclusivamente orgânico. Por fim, inteligência é o conhecimento aplicado para a tomada da melhor decisão possível que cumpra seu objetivo. É a parte "prática" do processo.
Este vídeo exemplifica o uso generalista do conceito de informação descrito acima. O que está disponível são dados, dados a serem coletados para então serem transformados em informação. Por exemplo, não importa que estejam disponíveis mais informações financeiras do que nunca, se esses dados não são de interesse o não fazem parte do objetivo de um indivíduo (por mais que sejam úteis), eles não se tornam informação, conhecimento e inteligência sobre este tópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário