Começamos a aula discutindo o conceito de que conhecimento não é adquirido apenas por ele próprio, mas sim para auxiliar na tomada de decisão, da ação certa para o objetivo almejado. A partir disso, definimos a diferença entre decisão estratégica e decisão tática, com baseno exemplo genérico da Unilever.
Se o CEO global da Unilever decide que a empresa deverá crescer 5%, isso é uma decisão estratégica com o objetivo que será transmitido a todas as subsidiárias. Os CEOS das Unilevers locais tomarão decisões também estratégicas, junto com os diretores de área, em como isso pode ser feito (reduzir pessoal em 10%, lançar 10 linhas no mercado, tirar 2 produtos de linha, comprar 2 máquinas, etc).
A decisão tática é a decisão do dia-a-dia, de como fazer as decisões estratégicas acontecerem. Por exemplo, o diretor da fábrica se reunirá com seu pessoal e decidirá que máquinas comprar, de que fornecedor, como pagar, aonde clolocar, etc. Isso são decisões táticas.
Com isso, pode-se dizer que nenhum homem e/ou organização é uma ilha, pois precisa de toda estrutura de pessoas realizando diferentes tarefas e responsabilidades e tomando diferentes decisões táticas para que o funcionamento seja completo.
A partir disso, chega-se a ideia de que o manager de uma empresa deve ser alguém que trabalha em grupo, que consegue resultados com e através de outras pessoas, sabendo como tirar o melhor de cada um. Além disso, essa tomada de decisões é sempre acompanhada de riscos, que hoje em dia são mitigados pelos sistemas de informação.
A reportagem da revista Alfa é sobre as competências comportamentais que um CEO deve ter, ilustra bem tudo o que foi dito acima (http://revistaalfa.abril.com.br/estilo-de-vida/carreira-financas/6-competencias-comportamentais-que-os-ceos-devem-ter/).
No texto são citadas seis competências comportamentais, a primeira é Poder de influência e impacto no ambiente, essa competência exemplifica o fato de nenhum homem e/ou organização ser uma ilha. Duas frases da reportagem deixam isso bem claro:
"O presidente precisa ter essa habilidade para motivar os funcionários e fazer com que os outros trabalhem em equipe"
"O que as empresas mais pedem é que o executivo tenha o olhar voltado para os talentos, que saiba tirar o melhor das suas equipes e que trabalhe a meritocracia".
A competência de número quatro está relacionada com o fato de que toda tomada de decisão possui um risco. Um bom CEO tem que ter como competência a Capacidade de assumir riscos.
Na segunda parte da aula, desenvolvemos o conceito de sistema. A imagem abaixo exemplifica como funcionam os sistemas: Os inputs entram, ou seja, dados crus de dentro ou fora da organização, que serão então processados, ou seja, manipulados, comparados, analisados, etc, a fim de tomarem um significado maior para os tomadores de decisão, o que então tornará em output, ou seja, os dados processados em relatórios, gráficos e outros formatos.
Retirado de: http://afis.ucc.ie/gkiely/images/System1.gif
Os Sistemas de Informação são então diferentes componentes (mecânicos, como computadores, bases de dados, softwares, etc, ou orgânicos, ouseja, as pessoas envolvidas) trabalhando em conjunto com o objetivo de coletar dados, procissá-los para melhor gerar informação e conhecimento e assim oferecer suporte para decisões e outras atividades dentro da organização.
É importante ressaltar que cada empresa tem um sistema de informação diferente, pois cada uma tem objetivo, processos e capital humano diferentes, o que então pede que a etapa de processamento de dados seja também diferenciada, com um foco específico nas necessidades da empresa.
Retirada de: http://http://www.fao.org/docrep/W3241E/w3241e1k.gif
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